Translate

Batismo 4º passo



                                                                                Marcos 16: 15 e 16: Diz que aquele que crer e for batizado será salvo.
O  que é o Batismo?
A palavra Batismo vem do Grego βάπτισμα e significa. Ato de lavar ou de submergir em agua, Ablução, Batismo, Imersão,  submersão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No livro de Atos 2:29 a 36, Pedro no pórtico de Salomão no Templo, faz um sermão que comove as pessoas:
 
 

29 Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.

30 Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,
Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no lugar da morte, nem a sua carne viu a corrupção.
32 Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
33 De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
34 Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
35 Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
36 Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
 
 
Neste trecho ele anuncia uma profecia do Rei Davi, mostrando o quanto Deus Exaltou a Jesus, e como a morte de Cristo foi importante naquele momento.
 
No versículo 37  Essa pergunta é Crucial, " O que faremos irmãos?"
A resposta óbvia, está no versículo 38 -
 
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Aqui neste versículo, mostra a importância do Batismo. Ele faz  a remissão do pecados e a pessoa recebe o Dom do Espirito Santo.
 
Dom, é a uma dádiva de Deus. O Espirito Santo se torna uma espécie de Selo. Que mostra que o convertido, arrependido é um remido, reconciliado com Deus. E que ele aceitou a Salvação.
 
O problema de Deus? 
 
Deus quer salvar a todos do destino do pecado. Para isso ele envia Jesus Cristo, como Carne, no meio das paixões humanas, que não se deixou levar em nenhuma tentação dando com o sofrimento de sua vida um modelo de conduto. Modelo esse que os homens não aceitaram e o crucificaram. Mas em três diz ele ressuscitou, deixando a palavra de reconciliação com a igreja.
Mas como presente, de Graça, é necessário que o presenteado aceite esse presente. A Salvação é de Graça, e é necessário que o pecador se arrependa do pecado e seja batizado em nome de Jesus, para remissão dos pecados.
 
Mas o batismo não é um ato do pecador, é uma confirmação da igreja que o pecador é salvo. Se ele Invocar o nome de Deus ele está salvo. Atos 10: 10 ao 13. Então não se deve negar o batismo ao arrependido. Em Mateus 18:17 - 18 diz que: 
 
17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano
18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
 
 
 
Existe então, uma responsabilidade da igreja, que é salvar o pecador. A igreja não deve negar o batismo para os que confessaram que são  pecadores, e que Cristo é senhor de suas vidas. Se aquele que invocar o nome de Jesus não for batizado a igreja poderá  responder pelos pecados deste irmão. Primeiro não dá para se batizar sozinho. Quem batiza é a igreja. E segundo, se o irmão não aceitar o batismo, ele não entendeu esse fato Crucial da salvação.
 
Por que muitos não querem  o batismo?. simplesmente por causa do compromisso que isso implica. Quando somos batizado para remissão de pecados. Temos que deixar nossos pecados, e ter novidade de vida, e neste momento, nos tornamos membros da Igreja. O Espirito Santo começa a ser atuante na vida do convertido.

 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário