Translate

sábado, 9 de março de 2013

O Batismo de Fogo ou do Espirito Santo!

 
Alguns religiosos tem comentado sobre o fogo de Deus. Ouvi falar de alguns terem visto pessoalmente o fogo de Deus descendo e até eles pegando neste fogo pessoalmente. Não sei que fogo é esse, mas não tem nada a ver com o batismo de fogo que profetiza João Batista, quando prepara o caminho do Senhor em Mateus 3:11
 
11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
 
João Batista Batiza com Água. Mas Jesus Batizará com o Espirito Santo e com Fogo. O que seria o Fogo, que Jesus Batizará?Você gostaria de ser Batizado com o fogo Deus?
 
A Explicação do versículo 11 esta no versículo 12, que como se fosse uma transliteração do 11 dizendo a mesma coisa.
  
 
12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
 
Quando ele diz que limpara a sua casa, e recolherá o seu trigo no celeiro, ele quer dizer que batizará com o Espirito Santo. E queimará a palha com o fogo que nunca se apagará. Fogo eterno, Juízo eterno. 
 
Não queremos ser batizado com fogo e sim com o Espirito Santo de Deus. O que é ser batizado com o Espirito? Que promessa é essa que João Batista está proferindo? Lendo mais alguns versículos. Mateus 3: 13 ao 17. Jesus pede para ser Batizado e como uma pomba o Espírito de Deus desce sobre ele. O próprio Jesus que Batiza com o Espírito Santo é batizado com o Espírito Santo. E mais, a voz que Diz que Esse é meu filho amado a quem me comprazo. Deus sente prazer de Jesus Cristo que é seu Filho.
 
Em efésios 1: 13, 14 diz: 
 
 
13 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
14 O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
 
 
O que é o evangelho? A palavra evangelho significa Boas Novas, Boas Notícias. E quais são essa boas notícias? É que Cristo Morreu em nosso lugar, para pagar a nossa dívida pelos nossos pecados. Se Cremos,  somos selados pelo Espírito Santo da Promessa. A qual é o penhor. Garantia da nossa herança, para a redenção da possessão adquirida, ou seja até o resgate de sua propriedade. para louvor de Sua Glória. O que ele quer dizer com isso? Paulo quer dizer que  temos o Espírito Santo habitando em nós se cremos no evangelho. E esse Espírito é uma Garantia de Salvação. O trigo não será queimado. Será salvo do fogo eterno
 
Como ser Batizado pelo  Espírito Santo? Crendo no evangelho. O evangelho consiste em 5 passos importante que são Crer em Deus. Saber que é Pecador e arrepender-se  dos pecados, confessar e ser batizado nas águas para remissão dos pecados  e ser fiel até a morte. Com isso recebemos o Espirito Santo. Atos 2:38 é claro quando diz que recebereis o Dom do Espirito Santo. Logo após o Batismo se seguires esses passos corretamente, Deus envia o Espírito da Promessa que Habitará  em nós  até a vinda de Cristo.
 
Como é esse Espírito? Em Romanos 8: 12 ao 17 diz.
 
12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
 
no versículo 17 ele diz se com ele padecemos. Morremos em outras palavra, pela morte no batismo. Se morremos com Cristo no Batismo receberemos o Espírito da Promessa.
 
E em romanos 8:26 e 27
 
26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda-nos em nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

Esse Espirito intercede por nós. ajuda-nos aproximarmos a Deus. Ajuda-nos a falarmos com Deus. Ser Batizado pelo Espirito Santo e ter Deus habitando em nós.
 
E então agora. Queremos ser Batizado no Espirito Santo ou no Fogo? .
 
Texto sem contexto é pretexto. Ao estudarmos a bíblia temos que tomar cuidado com as interpretações. Em outra passagens a bíblia diz que o Joio será queimado. Mateus 13:30; A parábola da rede é clara. Que os bons será jogados nos Cesto e os Ruins jogados para fora. Mateus 13:47 - 49.
 
Por que muitos chegam a conclusões tão diferente? Por que  Teólogos, tão renomeado, e até utilizando vária técnicas de exegese, como a hermenêutica erram coisas tão simples? Por um fator muito simples. Como explicar o que acontece na igreja? A mente deve estar muito aberta, para não tentar justificar coisas. Ter a humildade é algo importante, que Cristo nos ensina. Temos que nos moldar a palavra de Deus. E não tentar achar alguma passagem na bíblia para justificar alguma ação tal, que a igreja pratica. Por que a palavra de Deus veio primeiro. Depois a igreja.
 
Por tanto a igreja tem que se moldar a palavra de Deus. O que estes teólogos estão fazendo tristemente é tentando justificar os delírios de alguns fieis. E isso é lamentável. Não que isso irá influir na salvação de um ou de outro, por que Deus busca o coração. Mas porque isso não é verdade, e o que não é verdade não procede de Deus.
 
Quando se fala da prova de fogo em 1Pedro 1:7, ele fala claramente das provações que todos os Cristões sinceros sofre por causa de seguir o caminho de Cristo. Esse fogo não seria o batismo. As provações, serve para o aperfeiçoamento da fé.  Pedro é bem claro, mesmo apurado em fogo. Ou seja mesmo que a fé seja apurada por fogo. redunde em louvor a Deus. Não necessariamente todos terão que passar por esse nível de provação da fé, mas se for necessário louve a Deus. O Batismo que Jesus foi batizado é o próprio batismo do Espirito Santo , e o cálice amargo é a morte. Morrer pela causa.Marcos10:38 e 39. Muito Cristãos não precisam morrer pela causa de Cristo, mas isso não quer dizer que não serão salvos. Quando no texto de Mateus fala do batismo pelo Espirito Santo e Fogo, ele fala de dois pesos iguais. Então quer dizer que todos teria quer ser batizado com o batismo de fogo e do Espirito Santo? Não há lógica. Porque o que importa para a salvação é ser selado pelo Espirito. o "e" da passagem diz que Jesus pode batizar com um e outro. Então Jesus tem o poder e não nós de Escolher com que queremos ser batizados. Jesus tem o poder para batizar.
 
A palavra batismo, significa mergulho. Então somos mergulhado nos Espirito Santo ou Fogo.
 
Em hebreus 12:28 e 29 diz.
 
28 Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;
29 Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.
 
O reino, a Igreja de Cristo, não pode ser abalada. retenhamos a graça. Por que Deus é um fogo consumidor.
 
Em Deuteronômio 9: 3 e 4 diz.
 
3 Sabe, pois, hoje que o SENHOR teu Deus, que passa adiante de ti, é um fogo consumidor, que os destruirá, e os derrubará de diante de ti; e tu os lançarás fora, e cedo os desfarás, como o SENHOR te tem falado.
4 Quando, pois, o SENHOR teu Deus os lançar fora de diante de ti, não fales no teu coração, dizendo: Por causa da minha justiça é que o SENHOR me trouxe a esta terra para a possuir; porque pela impiedade destas nações é que o SENHOR as lança fora de diante de ti.
 
 
As pessoas não gostam de ouvir dos Juízo de Deus. De sua ira, e de como ele odeia o pecado. Mas por mais que você não gosta de Deus assim, e assim que ele é. E da mesma forma que ele nos aceita assim como somos, pecadores,  devemos busca-lo e aceita-lo do jeito que ele é: "Um fogo consumidor".  Mas também um entidade que nos ama e tem um propósito para as nossas vidas. Inventar mentira sobre Deus, não vai fazer Deus ser menos ou mais justo. Deus agirá como ele entende  que deve agir. Isso traz ao homem uma sensação de não controle da situação. Ai vem a importância da fé, confiar e ser fiel a Deus. Ter consciência que não temos controle da situação, é bom. Deus está no controle e nós estamos na mão de Deus.
 
Melhor é aceitar a palavra como ela está escrito, e não inventar, para justificar como muitos estão fazendo. Se a palavra não diz, por que acrescentar. Se ela diz, para que negar. O batismo de fogo, explicação essa para justificar  os delírios de alguns, faz acalorar a ira de Deus. Que é um ser de luz e de verdade.
 
Se quisermos agradar a Deus temos que viver a verdade. Para conhecer a verdade, é necessário a humildade para aceitarmos o que a palavra de Deus está nos dizendo. Coisa esta que muitos não querem. E eu temo pela vida destes. Porque se ainda somos carnais para justificar pecados alheios ou mesmo os nossos não estamos aptos para o Reino. A verdade de Deus é algo que deve transparecer de Nós. Nós não somos a luz. Mas devemos ser transparente o bastante para que a luz de Cristo brilhe em nós. Então,  cuidado de como interpretares a palavra de Deus. Pois isso poderá levar Juízo até mesmo para esses fervorosos que querem justificar suas doutrinas.